Fundada em 25 de abril de 1979, a Associação Beneficente Santa Zita de Lucca originou-se da preocupação que um grupo de casais de Porto Alegre dedicava às famílias em situação de vulnerabilidade social. 

   O pensamento norteador das ações está centrado na valorização das crianças, através das quais se procura a promoção social da família como um todo. A criação de uma entidade beneficente, mantida por doações de particulares, permitiu obter, ao longo do tempo, os decretos de utilidade pública federal, estadual e municipal.

    Inicialmente, foi possível oferecer Educação Infantil, atendendo crianças até os 6 anos de idade em período integral. Sensível às necessidades da comunidade, a partir de 2004 a Entidade se preparou para acolher também crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, passando a atuar na área de Educação Complementar, oferecendo atividades de reforço escolar e recreação no turno inverso à escola pública. Assim nasceu o Programa Extraclasse.

    Com a preocupação de acompanhar crianças e adolescentes até sua transição para o início da vida laboral, foi criado em 2013 o Programa Juventude e Mundo do Trabalho. Mediante parceria com o SENAC-RS e ZAFFARI, jovens de até 17 anos passaram a refletir sobre suas condições e expectativas em relação a uma futura atividade profissional e a receber conteúdos que os tornam aptos a um primeiro emprego e a um mais pleno exercício da cidadania. Em 2014 a Santa Zita firmou parceria com o PROJETO: “VIDA COM ARTE”, da Orquestra da Unisinos.

    Zita foi uma mulher do povo, que viveu em Lucca, Itália, no século XIII e se tornou padroeira das empregadas domésticas. Ela foi santificada pela Igreja em 1955. Zita era a própria caridade, o amor ao próximo personificado em uma simples mulher. Esta foi a inspiração para a escolha do nome da Instituição.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now